domingo, 14 de junho de 2015

MÉTODOS GLOBALIZADOS.




Para mim são a integração das disciplinas,e os conteúdos são selecionados de acordo com as necessidades dos alunos,possuem sequência lógica .

''A finalidade de um sistema educativo que se utiliza de métodos globalizados é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa,para que ela possa dar respostas aos problemas que a vida em sociedade.''(zabala,2002)

Uso das tecnologias na aprendizagem.

Uso das tecnologias na aprendizagem.

 Sempre tive uma resistência ao uso de computador para o uso no meu trabalho,na preparação de minhas aulas,usava apenas para acessar as redes sociais, as vezes para fazer alguma pesquisa sobre determinado assunto. Até  que resolvi me escrever no curso de graduação a distância da UFRGS,e me deparei com esse desafio,na primeira disciplina, Seminário Integrador, com a atividade RETRATO DA ESCOLA,fui obrigada a trabalhar direto com o computador, confesso que no início eu fiquei apavorada,com vontade de correr e desistir,mas graças a Deus não fiz isso. 
Pois percebi que não é tão difícil assim,que na verdade ele é um facilitador de minha aprendizagem.  Muito melhor do que uma graduação presencial,onde o professor entra,despeja o conteúdo e vai embora. E cada um que se vire.
Com o uso do computador e da internet,eu posso interagir com meus colegas,professores e tutores ,a qualquer momento,tenho minhas dúvidas resolvidas em tempo real. Acabamos ficando mais próximos
 E hoje,eu já consigo usar a internet e o computador para melhorar minhas aulas,pra buscar novas alternativas,sei que ainda tenho muito que aprender para a usar todos os recursos que essa ferramenta tem para me oferecer,mas com o tempo vou atingir esse objetivo.

terça-feira, 9 de junho de 2015

RETRATO DA ESCOLA.


Através desse trabalho,eu conheci melhor o PPP da minha escola,e vi através dele coisas que eu ainda não tinha observado na minha escola,comecei a ver ela com outros olhos,e o quanto há diferenças entre as realidades de ambas escolas em que trabalho,que embora sejam do mesmo município,tem realidades totalmente opostas,e o quanto isso é frustrante.
Mas só comecei a ter essa percepção,após ter feito esse retrato.
o meu olhar,a minha maneira de agir mudou para com meus alunos,sei que agora posso ir além do que ia ,dos recursos disponíveis, principalmente sobre o apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem,a quem recorrer,o que fazer e como fazer.

Antes disso ,eu deixava muita coisa passar batido,ou tentava resolver sozinha.

domingo, 7 de junho de 2015

Aprender a aprender

COMPETENCIAS E HABILIDADES

Habilidades e Competências

DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA



Achei muito interessante esse fragmento do livro DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA (Neusa Maria Mendes Gusmão) que publiquei  ,pois é a nossa realidade dentro da sala de aula. Alunos com realidades,habilidades e dificuldades diversas. E nós professores,temos que estar prontos para perceber cada um deles,devemos ter esse olhar atento,aquele aluno que se comporta de uma maneira diferenciada dentro da escola,alguns as vezes apático,outros inquietos, atras disso geralmente tem algum fator. E como nós ,com nossas salas abarrotadas podemos perceber esse aluno? Como atender esse aluno de maneira diferenciada?O que podemos fazer para auxiliá-lo?Bom,para isso o professor precisa contar com o apoio da sua equipe diretiva,de seus colegas,com uma infraestrutura adequada e até com profissionais qualificados especialmente para trabalhar com esses alunos.Graças a Deus, a escola municipal a qual trabalho nos oferece esse suporte,com laboratórios de informática,ciências,de aprendizagem, oficinas do projeto mais educação ,estagiária de psicologia,e educadoras especiais. Mas infelizmente isso não é uma regra à todas as escolas.






                                  DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA

 Neusa Maria Mendes Gusmão Como pensar o Brasil e suas muitas imagens ou faces? Na tentativa de buscar alguns caminhos, lembro Manuela Carneiro da Cunha, afirmando que " ... ainda são as diferenças o que move as sociedades desse planeta." (1998, p.80). Por sua vez, Tarsila do Amaral, com o magnífico quadro "Os operários" e os muitos rostos que nos olham, revela um pouco de nossa diversidade social e cultural, apontando para diferentes formas de ser, estar e se pensar como parte dessa realidade chamada Brasil.