sábado, 18 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DO PPP NAS ESCOLAS.



A disciplina Escola,Projeto pedagógico e Currículo,me fez aprofundar meus conhecimentos sobre o PPP de minha escola,e da sua importância. Esse documento tem que ser muito bem elaborado com cuidado,pois toda a vida da instituição escolar está ali dentro.
Esse documento deve ser construído com a ajuda de toda a comunidade escolar,professores,pais,alunos,funcionários,enfim,por todos que dela fazem parte.
Nesse documento,temos tudo sobre a escola,número de alunos,professores,funcionários,recursos disponíveis na estrutura escolar,localização e seu entorno,como é a comunidade onde ela está inserida,os projetos que são desenvolvidos,métodos da escola.
Portanto, o PPP reflete a identidade da instituição escolar.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA.

Esse filme me mostrou a realidade que enfrentamos dentro da sala de aula,as diversidades culturais,de religiões,raças,poder aquisitivo.Alunos desestimulados e sem nenhuma vontade, a agressividades,a maneira como o professor trata uma aluna em determinado momento do filme,se isso acontecesse na minha escola ,esse professor seria severamente punido,e com certeza os pais da aluna procurariam a policia,no filme isso não acontece.Mesmo com tantas dificuldades os professores se reúnem para tentar achar uma solução para seus alunos. E é isso que fazemos sempre,a escola está sempre buscando alternativas,sempre dando um jeito para tentar resolver um problema que não é só nosso,é da sociedades,dos pais dessas crianças,a escola cada vez mais está assumindo responsabilidades que não são suas,pois a educação deveria vir de casa,os pais deveriam ser presentes na vida escolar de seu filho,as crianças deveriam vir alimentadas para a escola.Mas infelizmente em muitas escolas públicas não é isso que acontece,alunos vem para escola,com fome,frio,alguns sob o efeito de drogas,agressivos,e o professor tem que achar uma maneira de ensinar no meio desse caos todo.

Workshop de aprendizagem.

Esse mês enfrentei mais um desafio do meu curso PEAD,nossa e que desafio,medo,frio na barriga,muitas emoções,mas tudo certo no final.
Demorei a entender como desenvolver esse trabalho,mas ele foi muito válido para minha aprendizagem,pois foi construindo ele que vi quanta coisa aprendi, e quanto minha pratica em sala de aula já mudou. Principalmente no que diz respeito ao uso das tecnologias e mídias nas aulas,já dei o meu primeiro passo,nesse assunto. Nesse  semestre já vi mudanças  no meu cotidiano escolar,hoje olho meus alunos e minha escola de outra maneira,vejo a escola como um conjunto onde todos fazem parte.Sei que estou apenas no início do curso,mas já me sinto mais  preparada para lidar com algumas situações em sala de aula,outra coisa que mudou foi a minha maneira de olhar um filme,hoje quando vejo um filme,assisto com um olhar pedagógico.As aulas presenciais,a troca com minhas colegas,os tutores e os professores,isso fez com que meu conhecimento se ampliasse e muito,acho de suma importância para nossa aprendizagem esses encontros e essas trocas de experiencias, pois vejo que mesmo sendo cada um de uma cidade,na educação as coisas não são diferentes,lidamos com as mesmas diversidades.

Fotos :O que expõe,e o que ocultam.

As fotos nem sempre são exatamente aquilo que conseguimos ver,essas fotos por exemplo,mostram uma turma de alunos ,fazendo uma confraternização com sua professora,o que não conseguimos ver,é que o dia está chuvoso,que alguns alunos estão tristes por que não puderam brincar,que estão frio e que por isso o passeio teve que acabar mais cedo.
Hoje temos uma infinidades de recursos,que os proporcionam o registro de todos os momentos de nossa vida,as fotos nos contam histórias,registram coisas importantes,e também coisas básicas do cotidiano.Mas só quem faz parte dessas fotos,ou quem está atras da câmera fotográfica é que sabe exatamente o que ela quer mostrar,o real motivo dela. Toda vez que olhamos uma foto da qual fizemos parte de alguma forma,podemos viajar no mundo de nossas memórias e sentir a mesma emoção do momento em que ela foi tirada.