segunda-feira, 30 de novembro de 2015


Infância.
A infância hoje está muito diferente e complicada.
Pais que não possuem tempo para dar atenção  a seus filhos, crianças que passam o dia em escolas, convivendo com pessoas estranhas.
pais que se sentem culpados, e por isso ao invés de dedicarem o pouco tempo que possuem com seus filhos com  qualidade, preocupam - se em dar presentes caros ao invés de brincar com eles.
E com isso temos cada vez mais crianças com algum tipo de dificuldade dentro da sala de aula.
A praticidade da vida contemporânea, com alimentos instantâneos, guloseimas atrativas, tecnológicas (internet, celulares, tvs, digitais etc...).
Faz com que a cultura do ser, se sobreponha o ser.
Estamos criando em geração comunista, que não se satisfaz com nada. O prazer de ganhar algo novo passa em instantes.
Crianças impacientes, frustadas que mesmo na infância estão desenvolvendo doenças de adultos como o stres, ansiedade, cardiopatias, depressão e obesidade. 

Infância Soft.

A infância soft,nos remete a figuras angelicais,geralmente são bebês e crianças de olhos e pele clara,a mídia usa a imagem desses bebês,para venderem seus produtos,vemos isso em comerciais de televisão,revistas,encartes,jornais,e o comércio lucra horrores,pois todo pai quer seu filhos lindo,como o do comercial de televisão.

Por que escolhi ser professora?

Bom,nesse segundo semestre m deparei com essa pergunta,no primeiro encontro da interdisciplina Escolarização,eu já sabia que queria ser professora aos 7 anos de idade,não me imaginava e não me imagino,fazendo outra coisa.Eu me encantei por esse universo das letras,na minha primeira série do ensino fundamental.Até entrar na escola eu não tinha noção do quera uma escola,livros,leitura,´pois na minha casa não se tinha esse habito,pois meus avós eram analfabetos.Minha professora para mim,era a pessoa mais incrível do mundo,e eu queria ser como ela,pois ela sabia tudo,me ensinava,eu olhava para aquela mulher completamente admirada.E cresci sabendo que era isso que eu seria.É claro,que desde o inicio de minha carreira,muita coisa mudou,e que muitas vezes me da vontade desistir,abandonar tudo,pois são muitos problemas nas escolas hoje em dia,mas sempre o amor e a dedicação falam mais alto.Acho que sou professora por vocação

LUDICIDADE NA ESCOLA.







Devemos sempre oportunizar nossos alunos a brincar,dar esse tempo  a eles,pois brincando também se aprende.Nossos alunos desenvolvem seu raciocínio,criatividade,interagem uns com os outros. Através das brincadeiras, as crianças ultrapassam a realidade,transformando-a. Colocam sua  para funcionar,tornando a aprendizagem mais fácil.  Elas nunca reproduzem em seus jogos de forma totalmente  igual ao que acontece  na realidade. O que acontece,é  formação de uma nova realidade que responda às exigências  da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.
O brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget.
AS RODAS EM NOSSAS VIDAS.



Desde muito cedo as rodas fazem parte de nossas vidas,das conversas em casa,das brincadeiras de roda,a roda de capoeira,rodas de samba,enfim infinitos tipos de roda.Nas escolas usamos muito esse recurso,para discutirmos um assunto,para fazermos um jogo,elas fazem parte do cotidiano escola,servem para nos aproximarmos,fazermos novas amizades,o que muita gente não sabe,é que as rodinhas ou rodas,são de origem africana,vieram para o Brasil,com os escravos,e perpetuam até hoje,de uma maneira muito gostosa em nosso meio escolar.

EROTIZAÇÃO DA CRIANÇA PARA A INDUSTRIA E COMÉRCIO.crianças-estilosas-2

É muito comum vermos crianças agindo como adultas nos dias de hoje,se vestem com roupas de adultos,se maquiam como adultos,meninos agindo como homens em miniatura.
O que muitas vezes nos passa despercebido,mas após as aulas da interdisciplina de 0 a 10,eu comecei a prestar mais atenção nesse assunto,passei a olhar com mais atenção os meu alunos de 3º ano,o quanto elas usam maquiagem,salto alto,roupas curtas,coladas,desconfortáveis,que ao invés de brinquedos carregam nas suas mochilas maquiagem e celulares,os meninos,de 9 anos só falando em namorar e no recreio utilizando seus tabletes e celulares.
Resolvi em uma aula questioná-los sobre como são as crianças hoje, qual a diferença da época de seus pais,e se elas achavam "legal" usar maquiagem,saltos,etc. A maioria falou que é pra ficarem na moda,e sitaram vários personagens de desenhos animados,a boneca Barbie,seus produtos,que adoram os comerciais,Então vi o quanto a mídia,os apelos comerciais influenciam diretamente sobre nossas crianças,e que muitas estão perdendo seus traços infantis,e deixando de serem crianças cada vez mais forte. E que somos nos adultos que devemos dosar isso tudo,e ver o que é bom ou não para nossos filhos. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Resgate de nossa cultura na escola.



 
O Brasil,por conter uma grande diversidade de etnias,e uma população numerosa,apresenta uma cultura muito rica e diversificada,como a nossa cultura gaúcha,que infelizmente em muitas cidades do RS,está se perdendo,principalmente em cidades que não fazem parte da campanha gaúcha.
E cabe a escola,fazer o resgate dessa cultura,mostrando a sua importância,seus valores,música,vestimentas,culinária,nossos centros de tradições gaúchas que funcionam o ano inteiro, e não só no mês de setembro,na semana Farroupilha.

sábado, 14 de novembro de 2015



 APRENDENDO COM AS MÃOS NA MASSA.

Devemos ensinar nossos alunos de uma maneira  que não seja apenas uma transmissão de conteúdos,é necessário criarmos meios e situações ,que motivem nossos alunos, a buscarem esse conhecimento,de maneira prazerosa e significativa,fazendo com que nosso aluno busque as respostas relevantes a sua necessidade,construindo assim o seu conhecimento.

Leitura de mundo.

Muito antes de serem apresentadas a palavra escrita,a criança tem a sua leitura de mundo,ela tem a linguagem dos sons e da visão.Lê através do que vê,imagens,figuras,desenhos animados,rótulos de produtos que consomem,a leitura de mundo é muito ampla no universo infantil 

Memórias e aprendizagem.





A memória é a base de todo nosso conhecimento,te todas as nossas aprendizagens,desde o nosso nascimento,e por esse motivo deve ser estimulada sempre,é ela que nos permite o acumulo de nossas vivências.O professor deve usar as memorias que se aluno já possui,na aprendizagem escolar,tornando o ensino mais significativo,promovendo ligações entre o conhecimento prévio que a criança possui e os novos que ela vai adquirir.

Níveis de alfabetização.

A alfabetização é um processo lento e demorado,uma criança passa por uma série de passos,até que compreenda o nosso sistema se escrita.Nossos alunos não são todos iguais,cada um aprende de uma forma,por isso nós professores devemos ser investigadores,e tentar saber de que maneira nosso aluno aprende melhor,precisamos achar caminhos diferentes para tentar ajudá-los,é muito comum dentro de uma turma,encontrarmos diferentes níveis de alfabetização.
" Não há uma idade para alfabetizar,é um processo que começa quando há oportunidade."

segunda-feira, 2 de novembro de 2015



TEMPO...
Como é difícil organizar-se, pois hoje em dia o tempo parece passar muito mais rápido. Parecendo as  vezes que não conseguiremos dar conta de tantas obrigações e responsabilidades,num espaço tão curto de tempo,é como se o tempo escorre-se por entre nossos dedos.
"Como organizar-me num espaço tão pequeno de tempo? Vou ter tempo pra tudo? Ou não terei tempo pra nada..?."Preciso abrir mão de muitas coisas,estabelecer prioridades,estudo,trabalho,filhos,casa,enfim são tantas coisas...
 tudo pode vir a auxiliar para que se possa contornar o ritmo alucinante da modernidade,onde um minuto vale ouro.

"Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem."
(Marcel Proust)