segunda-feira, 30 de novembro de 2015


Infância.
A infância hoje está muito diferente e complicada.
Pais que não possuem tempo para dar atenção  a seus filhos, crianças que passam o dia em escolas, convivendo com pessoas estranhas.
pais que se sentem culpados, e por isso ao invés de dedicarem o pouco tempo que possuem com seus filhos com  qualidade, preocupam - se em dar presentes caros ao invés de brincar com eles.
E com isso temos cada vez mais crianças com algum tipo de dificuldade dentro da sala de aula.
A praticidade da vida contemporânea, com alimentos instantâneos, guloseimas atrativas, tecnológicas (internet, celulares, tvs, digitais etc...).
Faz com que a cultura do ser, se sobreponha o ser.
Estamos criando em geração comunista, que não se satisfaz com nada. O prazer de ganhar algo novo passa em instantes.
Crianças impacientes, frustadas que mesmo na infância estão desenvolvendo doenças de adultos como o stres, ansiedade, cardiopatias, depressão e obesidade. 

Infância Soft.

A infância soft,nos remete a figuras angelicais,geralmente são bebês e crianças de olhos e pele clara,a mídia usa a imagem desses bebês,para venderem seus produtos,vemos isso em comerciais de televisão,revistas,encartes,jornais,e o comércio lucra horrores,pois todo pai quer seu filhos lindo,como o do comercial de televisão.

Por que escolhi ser professora?

Bom,nesse segundo semestre m deparei com essa pergunta,no primeiro encontro da interdisciplina Escolarização,eu já sabia que queria ser professora aos 7 anos de idade,não me imaginava e não me imagino,fazendo outra coisa.Eu me encantei por esse universo das letras,na minha primeira série do ensino fundamental.Até entrar na escola eu não tinha noção do quera uma escola,livros,leitura,´pois na minha casa não se tinha esse habito,pois meus avós eram analfabetos.Minha professora para mim,era a pessoa mais incrível do mundo,e eu queria ser como ela,pois ela sabia tudo,me ensinava,eu olhava para aquela mulher completamente admirada.E cresci sabendo que era isso que eu seria.É claro,que desde o inicio de minha carreira,muita coisa mudou,e que muitas vezes me da vontade desistir,abandonar tudo,pois são muitos problemas nas escolas hoje em dia,mas sempre o amor e a dedicação falam mais alto.Acho que sou professora por vocação

LUDICIDADE NA ESCOLA.







Devemos sempre oportunizar nossos alunos a brincar,dar esse tempo  a eles,pois brincando também se aprende.Nossos alunos desenvolvem seu raciocínio,criatividade,interagem uns com os outros. Através das brincadeiras, as crianças ultrapassam a realidade,transformando-a. Colocam sua  para funcionar,tornando a aprendizagem mais fácil.  Elas nunca reproduzem em seus jogos de forma totalmente  igual ao que acontece  na realidade. O que acontece,é  formação de uma nova realidade que responda às exigências  da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.
O brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget.
AS RODAS EM NOSSAS VIDAS.



Desde muito cedo as rodas fazem parte de nossas vidas,das conversas em casa,das brincadeiras de roda,a roda de capoeira,rodas de samba,enfim infinitos tipos de roda.Nas escolas usamos muito esse recurso,para discutirmos um assunto,para fazermos um jogo,elas fazem parte do cotidiano escola,servem para nos aproximarmos,fazermos novas amizades,o que muita gente não sabe,é que as rodinhas ou rodas,são de origem africana,vieram para o Brasil,com os escravos,e perpetuam até hoje,de uma maneira muito gostosa em nosso meio escolar.

EROTIZAÇÃO DA CRIANÇA PARA A INDUSTRIA E COMÉRCIO.crianças-estilosas-2

É muito comum vermos crianças agindo como adultas nos dias de hoje,se vestem com roupas de adultos,se maquiam como adultos,meninos agindo como homens em miniatura.
O que muitas vezes nos passa despercebido,mas após as aulas da interdisciplina de 0 a 10,eu comecei a prestar mais atenção nesse assunto,passei a olhar com mais atenção os meu alunos de 3º ano,o quanto elas usam maquiagem,salto alto,roupas curtas,coladas,desconfortáveis,que ao invés de brinquedos carregam nas suas mochilas maquiagem e celulares,os meninos,de 9 anos só falando em namorar e no recreio utilizando seus tabletes e celulares.
Resolvi em uma aula questioná-los sobre como são as crianças hoje, qual a diferença da época de seus pais,e se elas achavam "legal" usar maquiagem,saltos,etc. A maioria falou que é pra ficarem na moda,e sitaram vários personagens de desenhos animados,a boneca Barbie,seus produtos,que adoram os comerciais,Então vi o quanto a mídia,os apelos comerciais influenciam diretamente sobre nossas crianças,e que muitas estão perdendo seus traços infantis,e deixando de serem crianças cada vez mais forte. E que somos nos adultos que devemos dosar isso tudo,e ver o que é bom ou não para nossos filhos. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Resgate de nossa cultura na escola.



 
O Brasil,por conter uma grande diversidade de etnias,e uma população numerosa,apresenta uma cultura muito rica e diversificada,como a nossa cultura gaúcha,que infelizmente em muitas cidades do RS,está se perdendo,principalmente em cidades que não fazem parte da campanha gaúcha.
E cabe a escola,fazer o resgate dessa cultura,mostrando a sua importância,seus valores,música,vestimentas,culinária,nossos centros de tradições gaúchas que funcionam o ano inteiro, e não só no mês de setembro,na semana Farroupilha.

sábado, 14 de novembro de 2015



 APRENDENDO COM AS MÃOS NA MASSA.

Devemos ensinar nossos alunos de uma maneira  que não seja apenas uma transmissão de conteúdos,é necessário criarmos meios e situações ,que motivem nossos alunos, a buscarem esse conhecimento,de maneira prazerosa e significativa,fazendo com que nosso aluno busque as respostas relevantes a sua necessidade,construindo assim o seu conhecimento.

Leitura de mundo.

Muito antes de serem apresentadas a palavra escrita,a criança tem a sua leitura de mundo,ela tem a linguagem dos sons e da visão.Lê através do que vê,imagens,figuras,desenhos animados,rótulos de produtos que consomem,a leitura de mundo é muito ampla no universo infantil 

Memórias e aprendizagem.





A memória é a base de todo nosso conhecimento,te todas as nossas aprendizagens,desde o nosso nascimento,e por esse motivo deve ser estimulada sempre,é ela que nos permite o acumulo de nossas vivências.O professor deve usar as memorias que se aluno já possui,na aprendizagem escolar,tornando o ensino mais significativo,promovendo ligações entre o conhecimento prévio que a criança possui e os novos que ela vai adquirir.

Níveis de alfabetização.

A alfabetização é um processo lento e demorado,uma criança passa por uma série de passos,até que compreenda o nosso sistema se escrita.Nossos alunos não são todos iguais,cada um aprende de uma forma,por isso nós professores devemos ser investigadores,e tentar saber de que maneira nosso aluno aprende melhor,precisamos achar caminhos diferentes para tentar ajudá-los,é muito comum dentro de uma turma,encontrarmos diferentes níveis de alfabetização.
" Não há uma idade para alfabetizar,é um processo que começa quando há oportunidade."

segunda-feira, 2 de novembro de 2015



TEMPO...
Como é difícil organizar-se, pois hoje em dia o tempo parece passar muito mais rápido. Parecendo as  vezes que não conseguiremos dar conta de tantas obrigações e responsabilidades,num espaço tão curto de tempo,é como se o tempo escorre-se por entre nossos dedos.
"Como organizar-me num espaço tão pequeno de tempo? Vou ter tempo pra tudo? Ou não terei tempo pra nada..?."Preciso abrir mão de muitas coisas,estabelecer prioridades,estudo,trabalho,filhos,casa,enfim são tantas coisas...
 tudo pode vir a auxiliar para que se possa contornar o ritmo alucinante da modernidade,onde um minuto vale ouro.

"Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem."
(Marcel Proust)

domingo, 4 de outubro de 2015


APRENDIZAGEM.
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos,que o ser humano passa desde o seu nascimento.A apredizagem é construida por toda nossa existência,enquanto estamos vivos,estamos aprendendo.Todos temos algo a ensinar e a aprender,logo a aprendizagem é uma troca de saberes.A medida que aprendemos,vamos mudando o nosso pensar,vamos amadurecendo.


O  QUE ME INQUIETA NA ALFABETIZAÇÃO.
O que me tira o sono atualmente,são os alunos que não se alfabetizam,que não evoluem dentro da escola,por mais que o professor faça,eles continuam apaticos e desligados,não querendo nada com nada.Alunos que chegam ao terceiro ano sem reconhecer se quer o alfabeto.
A falta de comprometimento dos pais com seus filhos,o descaso com a educação de seus filhos.Alunos cada vez mais acressivos com seus colegas,desrespeitosos com seus professores.
Fico chocada,quando vejo que para muitos pais de meus alunos,a escola é um lugar onde seus filhos vão para comer.
INFÂNCIA E AS MIDIAS
.


Estamos vivendo um momento,onde as mídias estão cada vez mais presentes na vida de nossas crianças,e cada vez mais cedo.
As midias influenciam nossas crianças em tudo,desde o que comer,até o que vestir,e temos cada dia mais crianças,jovens e adultos consumistas,influenciados,por aquilo que a midia dita.
Nos adultos temos,temos o dever de supervisionar nossas crianças,pois essas crianças ficam expostas a vários tipos de informações,e nem sempre benéfiacas a elas,também devemos orienta-lás sobre o que podem ou não assistir.Não podemos deixar de instigar nossas crianças a correrem,brincar,interagirem com outras crianças.
As tecnologias são bem vindas,desde que usadas com moderação.

sábado, 18 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DO PPP NAS ESCOLAS.



A disciplina Escola,Projeto pedagógico e Currículo,me fez aprofundar meus conhecimentos sobre o PPP de minha escola,e da sua importância. Esse documento tem que ser muito bem elaborado com cuidado,pois toda a vida da instituição escolar está ali dentro.
Esse documento deve ser construído com a ajuda de toda a comunidade escolar,professores,pais,alunos,funcionários,enfim,por todos que dela fazem parte.
Nesse documento,temos tudo sobre a escola,número de alunos,professores,funcionários,recursos disponíveis na estrutura escolar,localização e seu entorno,como é a comunidade onde ela está inserida,os projetos que são desenvolvidos,métodos da escola.
Portanto, o PPP reflete a identidade da instituição escolar.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA.

Esse filme me mostrou a realidade que enfrentamos dentro da sala de aula,as diversidades culturais,de religiões,raças,poder aquisitivo.Alunos desestimulados e sem nenhuma vontade, a agressividades,a maneira como o professor trata uma aluna em determinado momento do filme,se isso acontecesse na minha escola ,esse professor seria severamente punido,e com certeza os pais da aluna procurariam a policia,no filme isso não acontece.Mesmo com tantas dificuldades os professores se reúnem para tentar achar uma solução para seus alunos. E é isso que fazemos sempre,a escola está sempre buscando alternativas,sempre dando um jeito para tentar resolver um problema que não é só nosso,é da sociedades,dos pais dessas crianças,a escola cada vez mais está assumindo responsabilidades que não são suas,pois a educação deveria vir de casa,os pais deveriam ser presentes na vida escolar de seu filho,as crianças deveriam vir alimentadas para a escola.Mas infelizmente em muitas escolas públicas não é isso que acontece,alunos vem para escola,com fome,frio,alguns sob o efeito de drogas,agressivos,e o professor tem que achar uma maneira de ensinar no meio desse caos todo.

Workshop de aprendizagem.

Esse mês enfrentei mais um desafio do meu curso PEAD,nossa e que desafio,medo,frio na barriga,muitas emoções,mas tudo certo no final.
Demorei a entender como desenvolver esse trabalho,mas ele foi muito válido para minha aprendizagem,pois foi construindo ele que vi quanta coisa aprendi, e quanto minha pratica em sala de aula já mudou. Principalmente no que diz respeito ao uso das tecnologias e mídias nas aulas,já dei o meu primeiro passo,nesse assunto. Nesse  semestre já vi mudanças  no meu cotidiano escolar,hoje olho meus alunos e minha escola de outra maneira,vejo a escola como um conjunto onde todos fazem parte.Sei que estou apenas no início do curso,mas já me sinto mais  preparada para lidar com algumas situações em sala de aula,outra coisa que mudou foi a minha maneira de olhar um filme,hoje quando vejo um filme,assisto com um olhar pedagógico.As aulas presenciais,a troca com minhas colegas,os tutores e os professores,isso fez com que meu conhecimento se ampliasse e muito,acho de suma importância para nossa aprendizagem esses encontros e essas trocas de experiencias, pois vejo que mesmo sendo cada um de uma cidade,na educação as coisas não são diferentes,lidamos com as mesmas diversidades.

Fotos :O que expõe,e o que ocultam.

As fotos nem sempre são exatamente aquilo que conseguimos ver,essas fotos por exemplo,mostram uma turma de alunos ,fazendo uma confraternização com sua professora,o que não conseguimos ver,é que o dia está chuvoso,que alguns alunos estão tristes por que não puderam brincar,que estão frio e que por isso o passeio teve que acabar mais cedo.
Hoje temos uma infinidades de recursos,que os proporcionam o registro de todos os momentos de nossa vida,as fotos nos contam histórias,registram coisas importantes,e também coisas básicas do cotidiano.Mas só quem faz parte dessas fotos,ou quem está atras da câmera fotográfica é que sabe exatamente o que ela quer mostrar,o real motivo dela. Toda vez que olhamos uma foto da qual fizemos parte de alguma forma,podemos viajar no mundo de nossas memórias e sentir a mesma emoção do momento em que ela foi tirada.

domingo, 14 de junho de 2015

MÉTODOS GLOBALIZADOS.




Para mim são a integração das disciplinas,e os conteúdos são selecionados de acordo com as necessidades dos alunos,possuem sequência lógica .

''A finalidade de um sistema educativo que se utiliza de métodos globalizados é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa,para que ela possa dar respostas aos problemas que a vida em sociedade.''(zabala,2002)

Uso das tecnologias na aprendizagem.

Uso das tecnologias na aprendizagem.

 Sempre tive uma resistência ao uso de computador para o uso no meu trabalho,na preparação de minhas aulas,usava apenas para acessar as redes sociais, as vezes para fazer alguma pesquisa sobre determinado assunto. Até  que resolvi me escrever no curso de graduação a distância da UFRGS,e me deparei com esse desafio,na primeira disciplina, Seminário Integrador, com a atividade RETRATO DA ESCOLA,fui obrigada a trabalhar direto com o computador, confesso que no início eu fiquei apavorada,com vontade de correr e desistir,mas graças a Deus não fiz isso. 
Pois percebi que não é tão difícil assim,que na verdade ele é um facilitador de minha aprendizagem.  Muito melhor do que uma graduação presencial,onde o professor entra,despeja o conteúdo e vai embora. E cada um que se vire.
Com o uso do computador e da internet,eu posso interagir com meus colegas,professores e tutores ,a qualquer momento,tenho minhas dúvidas resolvidas em tempo real. Acabamos ficando mais próximos
 E hoje,eu já consigo usar a internet e o computador para melhorar minhas aulas,pra buscar novas alternativas,sei que ainda tenho muito que aprender para a usar todos os recursos que essa ferramenta tem para me oferecer,mas com o tempo vou atingir esse objetivo.

terça-feira, 9 de junho de 2015

RETRATO DA ESCOLA.


Através desse trabalho,eu conheci melhor o PPP da minha escola,e vi através dele coisas que eu ainda não tinha observado na minha escola,comecei a ver ela com outros olhos,e o quanto há diferenças entre as realidades de ambas escolas em que trabalho,que embora sejam do mesmo município,tem realidades totalmente opostas,e o quanto isso é frustrante.
Mas só comecei a ter essa percepção,após ter feito esse retrato.
o meu olhar,a minha maneira de agir mudou para com meus alunos,sei que agora posso ir além do que ia ,dos recursos disponíveis, principalmente sobre o apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem,a quem recorrer,o que fazer e como fazer.

Antes disso ,eu deixava muita coisa passar batido,ou tentava resolver sozinha.

domingo, 7 de junho de 2015

Aprender a aprender

COMPETENCIAS E HABILIDADES

Habilidades e Competências

DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA



Achei muito interessante esse fragmento do livro DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA (Neusa Maria Mendes Gusmão) que publiquei  ,pois é a nossa realidade dentro da sala de aula. Alunos com realidades,habilidades e dificuldades diversas. E nós professores,temos que estar prontos para perceber cada um deles,devemos ter esse olhar atento,aquele aluno que se comporta de uma maneira diferenciada dentro da escola,alguns as vezes apático,outros inquietos, atras disso geralmente tem algum fator. E como nós ,com nossas salas abarrotadas podemos perceber esse aluno? Como atender esse aluno de maneira diferenciada?O que podemos fazer para auxiliá-lo?Bom,para isso o professor precisa contar com o apoio da sua equipe diretiva,de seus colegas,com uma infraestrutura adequada e até com profissionais qualificados especialmente para trabalhar com esses alunos.Graças a Deus, a escola municipal a qual trabalho nos oferece esse suporte,com laboratórios de informática,ciências,de aprendizagem, oficinas do projeto mais educação ,estagiária de psicologia,e educadoras especiais. Mas infelizmente isso não é uma regra à todas as escolas.






                                  DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA

 Neusa Maria Mendes Gusmão Como pensar o Brasil e suas muitas imagens ou faces? Na tentativa de buscar alguns caminhos, lembro Manuela Carneiro da Cunha, afirmando que " ... ainda são as diferenças o que move as sociedades desse planeta." (1998, p.80). Por sua vez, Tarsila do Amaral, com o magnífico quadro "Os operários" e os muitos rostos que nos olham, revela um pouco de nossa diversidade social e cultural, apontando para diferentes formas de ser, estar e se pensar como parte dessa realidade chamada Brasil.

domingo, 10 de maio de 2015

Postei esses vídeos,porque eles mostram todas as diversidades e multiculturas que temos dentro de uma escola,as diversas maneiras de trabalharmos e explorar nossos alunos. Mostra que não podemos parar no tempo,e que cada vez mais devemos nos integrar com as tecnologias dentro da sala de aula,eu mesmo estou vivenciando essa experiencia do uso das tecnologias e mídias,pois é graças a ela que estou podendo fazer minha graduação a distancia,confesso que ainda tenho medo,não sei usar todos os recursos disponíveis num computador,mas a cada nova aprendizagem me sinto muito feliz.Hoje consigo registrar  os momentos importantes de uma aula,em vídeo ou fotos,usando um simples aparelho de celular,consigo fazer pesquisas junto com meus alunos,e tirar dúvidas no tempo real,usando o mesmo recurso,me conectando a internet. Espero que logo cada aluno do ensino fundamental possa ter o seu computador em sala de aula,pois com certeza será um ganho para a aprendizagem.

Educacomputador: O uso do computador na sala de aula

Ensino Fundamental - Séries Iniciais

domingo, 3 de maio de 2015

DISCIPLINA : CORPORIEDADE -EPISTIMOLOGIA E VIVÊNCIASDO APRENDER. 




PROF. CLESIO

Aula descontraída,uma maneira leve de se falar sério.
Essa aula me mostrou que é desconstruindo que se constrói,que não preciso ter medo de errar,pois é com os erros que aprendemos o certo,e que devo estar preparada para enfrentar as críticas contrutivas que estão por vir,pois me ajudaram a crescer comno pessoa e como educadora.
Também me dei conta de como vivo vivo no automático,na zona de conforto. Que um simples cruzar de braços e mãos de uma maneira diferente da habitual,póde causar sensações de desconforto,estranhamento. 


" O LIMITE DA MINHA LINGUAGEM É O LIMITE DO MEU MUNDO. (WITTGENSTEIS LUDWIG)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

DISCIPLINA :Escola ,Cultura e sociedade.Prof. Paulo. O que dizer dessa aula?

DISCIPLINA :Escola ,Cultura e sociedade.Prof.  Paulo.             O que dizer dessa aula?  Aula perfeita,instigante,curiosa,descontraida.Me fez ver que nem tudo é o que parece ser,uma situação pode ser vista de várias maneiras diferentes.Conversando,discutindo,debatendo,podemos formar novas opiniões sobre um mesmo fato.Pois na sociedade tudo é resultado de relaçãoes sociais .                                                        Essa aula deu uma sacudida no meu modo de ver as coisas no cotidiano escolar.

sábado, 25 de abril de 2015


BRINQUEDOS  FEITOS COM  MATERIAL RECICLÁVEL.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
DESCOBRINDO NOVAS HABILIDADES.

DIVERSÃO GARANTIDA COM OS BRINQUEDOS FEITOS POR ELAS.
CASINHA DE BONECA.
                                                                 

terça-feira, 31 de março de 2015


É SEMPRE TEMPO DE APRENDER.......

Olá pessoal, esse é meu primeiro blog ,e primeira postagem. Espero aprender muitas coisas novas no decorrer do curso ,e através do blog poder dividir tudo com você.