BRINCAR X APRENDER.
Na proposta pedagógica dos educadores atualmente, o lúdico tem contemplado vários aspectos no que se refere ao desenvolvimento intelectual infantil.
Piaget(1982) revela a importância do jogo em termos de evolução social e crescimento intelectual, classificando-os em quatro categorias: Jogo de exercício, jogo simbólico, jogo de regras e jogo de construção.
Assim constatamos que a brincadeiras possuem objetivos que estimulam a parte cognitiva até a afetiva, socializando conhecimentos, levando assim o educando a desenvolver seu senso crítico.
É importante a inclusão dos jogos pedagógicos em meio as aulas dadas,porque cada vez mais fica constatado que o aluno aprende brincando. Ele busca respostas e aprende a argumentar situações e resultados tanto positivos ou negativos,desenvolve também o espírito de competição , participação,desenvolve trabalho de equipe,aprende a dividir com seus colegas de classe,a e também na sua vida pessoal.Brincar realmente é muito importante para a aprendizagem,e isso está cada vez mais fundamentado em minha vida profissional,devido as interdisciplinas do curso PEAD.
concordo com a sua posição sobre o brincar ser importante e acredito nessa importância principalmente na educação infantil, porém tenho minhas duvidas quanto a eficácia do jogo no anos finais e médio. O que vc acha?
ResponderExcluirOi Geovana,
ResponderExcluirQue bom que as teorias estudadas estão servindo para reflexão e fundamentação da sua prática!
Sendo o brincar é uma forma de desenvolver nossas habilidades, formas de expressão e sentimentos, propondo atividades lúdicas diferenciadas você estará contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e também na preparação para a vida social.
Que atividades lúdicas você tem proposta na sua prática pedagógica? De que forma elas contribuem para o aprendizado dos alunos?
Abraços, Tutora Tais