quinta-feira, 29 de junho de 2017

                            Gestão Escolar Democrática.


  Para uma gestão democrática, uma escola precisa estar constituída de: Conselho escolar, CPM (círculo de pais e mestras) e grêmio estudantil (nas escolas municipais de meu município, não há grêmio estudantil, só nas estaduais).

  Mas para que a gestão seja realmente democrática, é preciso que esses grupos sejam atuantes e não apenas decorativos, como muitas vezes acontece.
  É necessário que sejam atuantes, participativo e que as decisões relacionadas e comunidade escolar sejam tomadas em conjunto.


                                     Professor Reflexivo.


   Estamos discutindo no Eixo V, sobre o que é ser um professor reflexivo, a educadora portuguesa Isabel Alarcão, defende uma formação voltada as práticas colaborativas e ao diálogo.

   Fala-se muito hoje em dia sobre o professor ser reflexivo, mas nem sempre, as condições, para que isso ocorra são adequadas.
  O professor tem que se preparar, buscando formação adequada, refletindo sobre sua prática pedagógica, para atender às necessidades de uma sociedade que está muito mudada, então o sistema de ensino não pode ser mais o mesmo tradicional, precisa se tornar dinâmico, questionador, pois é isso que os alunos atuais querem e precisam.
  O professor precisa repensar sua maneira de ensinar, deixar de ser um transmissor de conhecimento, tornando-se um mediador de aprendizagem, pois o aluno precisa aprender a buscar suas respostas, questionando, pesquisando, trocando idéias, dialogando com seus colegas, e o professor, precisa aceitar que ele não detém todo o conhecimento, ele também é um aprendiz, pois todos os dias é possível aprender algo novo.