Para uma gestão democrática, uma escola precisa estar constituída de: Conselho escolar, CPM (círculo de pais e mestras) e grêmio estudantil (nas escolas municipais de meu município, não há grêmio estudantil, só nas estaduais).
Mas para que a gestão seja realmente democrática, é preciso que esses grupos sejam atuantes e não apenas decorativos, como muitas vezes acontece. É necessário que sejam atuantes, participativo e que as decisões relacionadas e comunidade escolar sejam tomadas em conjunto.
Olá Geovana! Parece tão simples na teoria, mas na prática a Gestão democrática ainda tem um longo caminho a trilhar... Em minha realidade a indicação de diretor ainda é feita pelo prefeito, cadê a democracia? Por vezes, me questiono como poderia ser diferente? Já que se trata de apenas uma escola municipal, caso fosse "eleita" uma pessoa de partido contrário, por exemplo. Ampla discussão!
Olá Geovana!
ResponderExcluirParece tão simples na teoria, mas na prática a Gestão democrática ainda tem um longo caminho a trilhar...
Em minha realidade a indicação de diretor ainda é feita pelo prefeito, cadê a democracia?
Por vezes, me questiono como poderia ser diferente? Já que se trata de apenas uma escola municipal, caso fosse "eleita" uma pessoa de partido contrário, por exemplo.
Ampla discussão!