Projeto Politico Pedagógico - PPP.
Toda escola tem
objetivos que deseja alcançar metas a cumprir e sonhos a realizar.
Para que isso se
concretize de uma maneira clara e organizada, a escola deve elaborar o PPP,
esse documento deve conter todos os objetivos da instituição escolar e a sua proposta
pedagógica educacional e sua filosofia.
É esse documento que regi a escola, sem ela a escola não existe,
nele deve conter o número de funcionários, corpo docente, número de alunos, a
parte física da escola e os recursos que ela possui.
E a partir desse
documento que a comunidade escolar deve desenvolver seu trabalho coletivo, logo
é muito importante, que a comunidade escolar (pais, professores e alunos)
conheçam esse documento, pois só assim a escola assumira uma gestão
verdadeiramente democrática, voltada para a coletividade.
É através dos princípios
democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola
na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14
da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta
pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação
e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.
Apesar das escolas se basearem em
normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois
cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos.
Referências:
PORTELA, Adéli Luiza e ATTA, Dilza Maria Andrade. A dimensão pedagógica da gestão da educação. In: RODRIGUES, Maristela Marques, GIÁCIO, Mônica (orgs.). PRASEM III. Guia de consulta. Brasília. FUNDESCOLA. MEC. 2001, p. 119-158.
PORTELA, Adéli Luiza e ATTA, Dilza Maria Andrade. A dimensão pedagógica da gestão da educação. In: RODRIGUES, Maristela Marques, GIÁCIO, Mônica (orgs.). PRASEM III. Guia de consulta. Brasília. FUNDESCOLA. MEC. 2001, p. 119-158.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão
democrática da escola cidadã. In. Ceará. SEDUC. Novos paradigmas
de gestão escolar. Fortaleza: edições. SEDUC,
2005, p. 27-46.
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