Dialogicidade
Á sombra desta Mangueira.
O capitulo do livro:" A Sombra desta Mangueira de Paulo Freire sugerido na interdisciplina de Filosofia, nos faz refletir sobre a importância do diálogo na educação.
O autor Paulo Freire nos coloca o diálogo como fundamental para haver transformação escolar. O professor deixa de só transmitir o que sabe e os alunos deixam se ser ouvintes, passando ambos a dialogarem, trocarem idéias e opiniões.
Deixando de ser uma educação bancária para uma educação que liberta, problematiza, que exige mais do educando e do educador, movimentando a escola, fazendo com que se saia da zona de conforto.
Quando um professor dialoga com seus alunos, ele está proporcionando a troca de conhecimento com seus alunos, ele também está descobrindo novas coisas, ao mesmo tempo em que está estimulando seus alunos a construírem seus próprios conhecimentos. é preciso estimular a curiosidade dos alunos, para que ele busque e construa seu conhecimento, pois sem o desperta da curiosidade não há construção de um conhecimento crítico e fundamentado.
"É curiosidade a
preocupação com a memorização
mecânica de conteúdos, o uso de
exercícios repetitivos que ultrapassam
o limite razoável enquanto fica
de lado uma educação crítica da
curiosidade.(Freire, 2000, pág 76"
Nos preocupamos muitas vezes em vencer conteúdos, propostos pela grade curricular, mas não nos preocupamos se é isso que nossos alunos querem, ou então de que maneira vamos estimular nossos alunos a buscarem, se interessarem, por esse assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário