quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

                      Meio Ambiente e sustentabilidade.

                                                                                                                                                                                                         
A questão da preservação do meio ambiente,é um assunto muito importante,e nós como educadoras,devemos trabalhar sempre esse tema em sala de aula,desenvolvendo projetos,onde a escola e a comunidade possam andar juntas.
Devemos começar abordando,problemas ambientais que existem dentro da própria escola,como por exemplo o descarte de lixo que é produzido,o desperdício de água,o mal uso dos materiais,depois fazer com que os alunos façam uma pesquisa em suas casas,que vejam com seus pais cuidam do meio ambiente,a limpeza do pátio,como limpam as calçadas,o que se pode fazer para economizar e reaproveitar a água para fazer esse tipo de limpeza.
Isso é um trabalho longo e constante,que pode e deve ser abordado em todos os anos escolares,adaptando ele a faixa etária de cada turma.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Experiencias em sala de aula.

Na interdisciplina de ciências,nesse semestre,fomos instigadas a trabalhar com experiencias cientificas em sala de aula.
Confesso que no inicio não gostei muito da ideia,pois minha turma é numerosa e agitada.
Mas resolvi fazer a experiencia da bola de papel no fundo do copo que não molha.
No inicio da experiencia,as crianças ficaram muito agitadas,queriam logo ver a "mágica" acontecer,foi gratificante ver a empolgação e a curiosidade das crianças sobre como aquilo acontecia,como o papel ficava seco?
E todos quiseram fazer a experiencia,uns foram ajudando ao outro,e a todo momento surgiam novas perguntas. 
A partir dali, eu estava introduzindo mais experiencias em meu planejamento,pois vale muito a pena,as crianças interagem muito,a aula se torna dinâmica e prazerosa. 

Importância dos projetos na escola.



 o professor não deve ser aquele,que simplesmente transfere os conhecimentos ao aluno, papel do professor é bem maior que isso,ele deve procurar meios e formas de despertar no aluno a curiosidade sobre o saber,para que ele próprio venha construir seu conhecimento.
Devemos instigar,provocar nossos alunos para que eles busquem suas respostas.
Para alcançarmos esse objetivo devemos utilizar das tecnologias e recursos que hoje temos disponíveis,para despertar o interesse de nosso  aluno  pelo conhecimento.
Os projetos de aprendizagem,são grandes aliados,para despertarmos esse interesse em nossos alunos,pois podemos elaborar projetos a partir de assuntos propósitos por eles,ou trazermos assuntos que sejam atuais e discutir junto com a turma sobre o que podemos desenvolver.
Assim os alunos vão construindo suas hipóteses,e construindo o conhecimento em conjunto com seus colegas,até que cheguem as suas conclusões.
E o professor deve auxiliar seus alunos nessa jornada,ele não deve dar as respostas prontas,pois dessa forma não se aprende,pois é preciso saber como se chega até essa resposta,e não apenas sabela.
Dessa maneira sera muito mais significativa para nossos alunos.

Síntese Reflexiva.

O momento de construção da síntese reflexiva,para mim ainda é um momento tenso,porque mesmo estando já concluindo o 4º semestre,ainda tenho duvidas quanto a elaboração dela,mesmo com tantas explicações,ainda enfrento dificuldades em transpor para a escrita tudo o que aprendi,acho complicado fazer a junção das interdisciplina para o texto.Embora eu compreenda,e aplique em minha pratica pedagógica,nunca sei como escrever,que linguagem usar,as vezes acho que estou me repetindo.
Minha dificuldade maior está em cumprir o número de páginas,pois sempre fui muito objetiva,e tenho dificuldades de escrever muito.
Mas creio que a construção dessa síntese sirva para isso também,além de fazermos uma reflexão sobre o que aprendemos no semestre,também estamos exercitando a nossa escrita,aprimorando o nosso vocabulário.
Cada síntese construída por mim,é um novo desafio,tento sempre me superar.
Quando estou construindo essa síntese,muitas vezes me dou conta de coisas que mudei em minha pratica pedagógica e também na minha vida pessoal,que não havia me dado conta,a minha maneira de pensar,as mudanças em sala de aula.
A síntese é um exercício de grande valia em minha opinião,pois nos autoavaliamos,e ela fica pra vida toda,pois é o resultado do que realmente aprendemos.


                            Importância do Portifólio.

                                   
O portifólio  é importante para que possamos registrar nele nossas aprendizagens,e para que possamos trocar conhecimentos e aprimorar nossas idéias,com as criticas construtivas de nossos colegas.
A cada semestre vou entendendo melhor a dinâmica do blog,estou perdendo o medo de me expressar e colocar minhas idéias.
O momento de construção do blog é o momento em que paro para refletir sobre minhas aprendizagens e a mudança em minhas práticas pedagógicas. 

Memorias e Fotos.


                           
O registro de nossos momentos no cotidiano escolar e também em nossa vida pessoal, é uma ferramenta muito importante, pois ela nos possibilita documentar momentos e fatos importantes da vida escolar.
Através das fotos, podemos mostrar a evolução dos alunos na sua trajetória escolar.
As fotos servem para ajudar nossa memória a relembrar episódios ocorridos em nossa vida, dos quais as vezes ficam esquecidos. Mas que no momento em que visualizamos uma imagem, somos capazes de nos transportar mentalmente ao momento em que esse registro foi feito, lembrando até mesmo do que não está registrado na fotografia.

O TEMPO DA SALA DE AULA. 

O texto nos levanta a questão do tempo, o tempo que Embora o tempo siga seu curso, temos de tomar consciência de que nosso tempo deve ser algo próprio, algo que nos ocorre e em que podemos intervir ativamente, convertendo-o em um tempo vivido e sentido e conscientemente assumido por cada um de nós (GÓMEZ, 2004, p.50) empregamos para aprendizagem de nosso aluno, e também que nós professores devemos pensar em nosso aluno, não só a nível de escola, mas também nele inserido na sociedade.

O tempo utilizado na escola, influencia diretamente na vida social de nossos alunos, pois ele organiza sua vida social, a partir do calendário escolar, tem que se planejar de acordo com suas atividades escolares, seus passeios, viagens, atividades cotidianas, brincadeiras, nada disso pode atrapalhar seu tempo na escola.
A escola por sua vez, organiza seu calendário de acordo com o calendário enviado pela secretaria de educação.
                                           
                                                                 Embora o tempo siga seu curso, temos de tomar consciência de que nosso tempo deve ser algo próprio, algo que nos ocorre e em que podemos intervir ativamente, convertendo-o em um tempo vivido e sentido e conscientemente assumido por cada um de nós (GÓMEZ, 2004, p.50)


Para assegurarmos que o tempo em sala de aula, seja produtivo, nós professores precisamos pensar e organizar o nosso planejamento salientado a importância do tempo coletivo de troca de experiências e conhecimento entre professores, pais, alunos, e na escola como um todo, pois essa troca faz a diferença na aprendizagem de nossas crianças.
Pois não podemos esquecer que a aprendizagem e o conhecimento vão além dos muros de uma escola, aprendemos o tempo todo.

POESIA.

O começo...
Pequena, tranças no cabelo, olhos curiosos
Um mundo nas mãos em forma de letras.
Tudo muito difícil, confuso...
Quanta querer,
Quanta vontade de aprender,
Quantas crianças ao meu redor!
E eis que ela surge,
Sorriso meigo nos lábios, alegre e carinhosa
Com voz doce e firme,
Para me ajudar a entender tudo aquilo que ainda não sei.
Me ajuda a desbravar esse mundo desconhecido
Onde viajo sem sair do lugar.
É tudo tão lindo, tão colorido,
Príncipes e princesas.
Fadas e duendes
Heróis e vilões...
É tanto saber!
Que mundo mágico!
E foi ali, aos 7 anos de idade, olhando aquela MESTRA, que eu descobri, que seria professora como ela.
E hoje esses olhinhos curiosos, são voltados para mim.
Mas, hoje eu também sei que os olhos de uma professora, também brilham diante de uma criança, e que o meu saber se renova com o deles.


Explorando o Ambiente,para uma vida sustentável.

  
Ciências e Vida Sustentável.
Estamos vivendo em uma época onde precisamos resgatar o cuidado e o respeito pela natureza, pois ela está morrendo, a cada dia vemos mais desastres naturais acontecendo, e isso é um reflexo do descuido do homem com a natureza.
Que só pensa no progresso e nos benefícios que ele pode trazer, mas não avalia as consequências, e danos que ele pode causar na natureza.
Precisamos agora encontrar uma forma de equilibrar as coisas entre o meio ambiente e o homem, e a escola é um ótimo lugar para começarmos esse trabalho, pois aquilo que nossos alunos aprendem na escola, eles levam para sua casa, sua rua, seu bairro, formando assim uma rede de cuidado com a natureza.
Podemos desenvolver projetos de ciências, onde possamos trabalhar com nossos alunos a importância da coleta seletiva, a importância do plantio de árvores, fazer compostagem na escola e usarmos esse adubo para a criação de hortas, onde os alimentos serão livres de produtos químicos, evitando o mal a natureza.
Ensiná-los a economizar água, à usar embalagens retornáveis, a diminuir o lixo descartáveis  assim a preservar melhor o meio ambiente.

Multiplicação e Divisão.

O texto sobre multiplicação e divisão me fez pensar no quando é possível abordas essas operações em sala de aula. Pois sempre segui o plano de estudos de minha escola, e a multiplicação e divisão é sempre abordada a partir do 3º ano, como dou aula para 2º ano, não abordo essas operações, trabalho com adição e subtração.
  Mas lendo o material disponível no moodle vi que não é tão complicado assim abordar essas operações com alunos.
  O que devemos cuidar e a maneira como vamos trabalhar as operações com as crianças, ela deve ser introduzida de maneira lúdica, com material concreto.
  Colocar diante dos alunos situações problemas fazendo com que as crianças pensem, e utilizando materiais concretos para resolve – lá.

Operações Aritméticas.

                                           
                        ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
  Os números entram em nossa vida desde muito cedo, na verdade desde antes de nascermos, pois, a própria gestação é contada por semanas, meses e depois vem nossa idade, data de nascimento.
  Mas só começamos a perceber a matemática propriamente dita na escola, como se ela não fizesse parte do nosso dia-a-dia.
  Muitas atividades lúdicas que fazia em sala de aula tem a matemática presente, mas eu nem me dava conta disso.
 Fui percebendo isso com a conversa da aula presencial, e através do material que li.
  Sempre trabalhei com a adição e subtração de maneira tradicional, pois eu enquanto aluna nunca havia gostado de matemática, e como professora também não era diferente, continuava não gostando, e trabalhava sempre de uma maneira mais tradicional, usando na maioria das vezes atividades sem prontas e material de contagem como apoio na resolução de cálculos, ou seja, ensinava da mesma maneira que eu aprendi.
Mas com a leitura do material disponível, tenho mudado minha prática em sala de aula, vi que podemos usar vários recursos para desenvolver a adição e a subtração. Comecei a usar jogos, brincadeiras, encartes de jornais, e até alguns brinquedos que os alunos levam para a sala de aula.
Minhas aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos mais entusiasmados, o rendimento e a compreensão da adição e subtração melhorou significativamente.
  

Classificação e Seriação.

     
Após a leitura dos materiais disponibilizados no moodle na interdisciplina de matemática,me dei conta que a seriação e a classificação fazem parte de nosso cotidiano,desde que organizamos a roupa que vamos usar,os alimentos que vamos preparar para uma refeição,os utensílios que vamos usar para preparar esse alimento,a organização da casa.
E na escola não é diferente,quando organizamos uma fila por ordem de tamanho.ou de chegada,a organização dos brinquedos,separação em grupos,organização da sala.
Como estávamos trabalhando no 2º ano os animais,organizei com meus alunos uma atividade de classificação dos animais,
Onde no primeiro momento fizemos uma saída a campo,onde os alunos tiveram contato com alguns animais,viram como eles são em seu habita natural.
No segundo momento,já em sala de aula fizemos algumas atividades,utilizando gravuras de animais,e animais feitos de sucata,onde eles tiveram que classificar esses animais de várias formas,(cada grupo utilizou um método)por tamanho,aquáticos e terrestres,animais com penas e sem penas e assim por diante.
                ESPAÇO E FORMA.
Ao chegarem na escola no início do ano letivo, os alunos chegam em um ambiente diferente ao do ano anterior, com nova professora, novos colegas, nova sala de aula, e materiais diferentes.
Inicialmente procuro trabalhar com o espaço da sala de aula, a organização das classes, a disposição dos grupos de quantos alunos cabem em cada grupo, da organização dos materiais didáticos.
A partir daí começo a trabalhar espaço e forma de outras maneiras, através de desenhos, onde o aluno precisa utilizar 2 a 3 formas diferentes para criar seu desenho, utilizando um pequeno espaço pré-determinado.

Jogos com lego, quebra-cabeças e outros jogos de encaixe.