segunda-feira, 4 de junho de 2018

              EJA.   
 Adultos e jovens, como sujeito de conhecimento e aprendizagem.
  Eu pouco sabia sobre o EJA ( Educação de jovens e adultos) sabia apenas que era uma educação, ou melhor dizendo um sistema de ensino voltado para jovens e adultos que por um motivo ou outro não conseguiram frequentar a escola na idade “certa".
  O trabalhado com os alunos do EJA, é desafiador para nós professores, principalmente para professores, que como eu, estão acostumados a trabalhar apenas com crianças .
 No EJA,passamos a lidar com alunos adolescentes e adultos, que sentiram a necessidade de buscar e aprofundar seus conhecimentos, para se tornarem capacitados há buscar um lugar melhor na sociedade  tornando-se um cidadão crítico e um profissional capacitado.
  Nós professores, precisamos estar preparados para atender esse público e seus anseios .
  O texto de Marta, nos mostra alguns conceitos básicos pedagógicos, para que possamos desenvolver melhor nossa prática pedagógica com os alunos do EJA, nos fazendo refletir sobre o para quem ensinar, o que ensinar e como ensinar.
Devemos analisar, a turma que temos, suas realidades, necessidades e diferenças, para assim fazermos o nosso planejamento pedagógico.
  Precisamos motivar esses alunos, para que eles se mantenham focados, na busca e na construção do seu conhecimento, fazendo com que essa aprendizagem seja significativa a esses alunos, para que assim ocorra de fato uma mudança em suas vidas,com o conhecimento construído por eles com a mediação de seus professores .

       Referências Bibliográficas
       Marta Kohl de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário