MAQUINARIA ESCOLAR.
Maquinaria
escolar ...É a reprodução dos objetivos da sociedade, mas cabe a nós
professores, membros da instituição escola como diz Paulo Freire, não sermos
neutros, agir de forma a formar e formados críticos, autônomos atuantes dentro
da sociedade, aproveitar que a escola pública obrigatória e gratuita foi
instituída por Romanones em princípio no
séc. XX tornando os professores
funcionários do estado e adotando medidas concretas que proibia o
trabalho infantil antes dos dez anos. Cabe a nós fazer bom uso desse aparato
todo que foi criado como, espaço especial, corpo docente, e reverter nosso
papel agindo como um verdadeiro construtivista transformados que forme sim mas
para a vida, para a transformação para a criação de um mundo livre, justo,
crítico e melhor. Nos colégios jesuítas não separavam por idades em principio
iniciavam aos 6, 12 anos nível de instrução, conhecimento do latim, que servia
para agrupar pequenos e maiores, a partir do séc. XVIII o internato se
generaliza como uma instituição mais apropriada para sua educação. Nesta época,
o consenso família-colégio parece estar já em marcha nas classes sociais
elevadas. Surge uma época em que tudo é proibido, buscar exemplos de santidade
no menino jesus, criação de festas religiosas, entre as quais sobre saia a
primeira comunhão, Rousseau chamou essa fase de idade psicológica. No séc. XIX
o bebê aparece como nova figura. Esta designação linguística afetam a infância
rica e formam parte de sua própria definição. As classes pobres seguem
conferindo a infância, como manifestam em sua linguagem, um caráter amplo e
impreciso, sai-se dela quando se sai da dependência. E as crianças continuam
enclausuradas agora nas escolas onde são obrigadas a ficar por tempo certo, com
objetivos prés definidos por autoridades de formar para o trabalho, para servir
aos objetivos das classes dominantes, porem nós construtivistas colocamos a
criança no centro de nossos objetivos não podemos compactuar com os objetivos
maiores de enclausurar nos abrigos, orfanatos, escolas apenas para cumprir
nossa função social, criança agora é um ser atuante, existente, que já nasce
com direitos, e é eles que decidem como e o que caminho é importante utilizar
para trilhar e chegar a descoberta do novo. Foi preciso passar por vários
processos de transformação de nomes, valores do que é ser criança, de
tratamento, sofrimento para se chegar hoje em pleno séc. XXl com essa
oportunidade de dar a elas o que é de direito o direito de ter direito, o
direito de ser o centro do caminho, doa objetivos, da inclusão da esperança
pois é só através delas que teremos um mundo melhor.
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