domingo, 10 de junho de 2018

                             






Comênio – Didática Magna
Com a atividade da interdisciplina de didática, conheci um pouco de Comênio o filósofo, teórico, cientista, homem visionário, que mesmo tendo vivido a trezentos anos atrás, seus pensamentos e teorias, são bem atuais para a educação.
Desenvolveu a sua Didática Magna com o intuito de orientar os educadores de ensino, criando assim, um tipo de acordo a ser usado pelas instituições de ensino.
Comênio enxergava a criança, como nós vemos elas nos dias atuais, como um ser único, inteligente com sentimentos e capacidade. Ele também defendia que a escola era para todos.
Uma luta que ainda, continuamos na atualidade , pois infelizmente, há muitas crianças longe do ambiente escolar, umas porque nunca entraram numa escola, outras por que entraram numa escola, outras, por que entraram, mas não conseguiram permanecer, pois as vezes não são contempladas em suas necessidades, o que acaba deixando essas crianças desestimulados a continuar na escola.
Embora Comênio fizesse parte de uma organização cristã protestante, ele era contra a educação proposta pela igreja, o academicismo literário doutrina escolástica e o sarcasmo pedagógico.
Ele achava que as escolas deveriam estimular seus alunos, oportunizando experiências concretas, e que devia-se valorizar o lado humano, tornando a aprendizagem algo prazeroso e estimulante.
Referência;
Gasparin, João Luiz Comênio ou arte de ensinar tudo a todas. Campinas; Papirus 1994. P 41-42.

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