domingo, 2 de julho de 2017

O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul.

 O SEAP,Sistema Educacional de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul,é uma proposta para avaliar as instituições estaduais de ensino.

Essa avaliação é feita pelos professores,funcionários,alunos,pais e gestores das instituições.Toda essa avaliação é feita em conjunto,e essas respostas são inserida em um sistema.
Essa avaliação é feita anualmente.
Tudo isso é feito com o intuito de avaliarmos o nível da educação em nosso estado,e de acordo com o resultado final,criar metas e meios,para tentar melhorar o nível de nossas instituições de ensino,investindo na qualificação de professores e projetos que auxiliem os alunos a alcançarem os objetivos necessários de maneira satisfatória.

Conselho escolar.

o conselho escolar é formado por segmentos de pais,professores,funcionários e diretores.
É o órgão mais  importante para  a tomada de decisões da escola.
Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância.

Neste sentido, cabe aos conselhos escolares:
  • deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola;
  • participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico;
  • analisar e aprovar o Calendário Escolar no início de cada ano letivo;
  • analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões;
  • acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e;
  • mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.


FONTE: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=279

Mapa conceitual- projeto em ação.

o mapa conceitual é uma estrutura formada em formato de esquema,onde organizamos nossas idéias de maneira objetiva.

Onde um objetivo se relaciona com o outro,formando assim uma rede de conhecimento,e essa rede facilita a a sequencia de objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos,na turma.

Projeto em ação.

Nesse semestre,estamos trabalhando com projetos,em meu grupo resolvemos trabalhar com jogos virtuais e jogos concretos,tendo em vista o interesse dos alunos,e seu envolvimento com esse tipo ferramenta,e em como ela pode nos ser útil para a aprendizagem,mesmo trabalhando com anos diferentes,foi possível desenvolver um mesmo projeto,adaptando as atividades de acordo com a faixa etária dos alunos.
No PA,(projeto em ação),deve haver todas os objetivos,ações,o que foi discutido e resolvido nos encontros do grupo,a maneira com que vai ser trabalhado,as atividades,os prazos de entrega.Ele é muito importante para a organização e o bom andamento e atingimento das metas estabelecidas,para alcançarmos os objetivos propostos. 

Analisando as postagens dos Eixos I,II,III E IV.

Analisando minhas postagens do blog,vi o quanto ainda preciso de aprofundamento e embasamento teórico,e até mesmo de por no texto esse embasamento.
que preciso aprender a dialogar com os autores que leio,vi que tenho muita dificuldade ainda em dissertar,colocar de maneira escrita aquilo que penso e minhas opiniões,pois sou muito objetiva,e isso faz com que muitas vezes eu não consigo me expressar da maneira desejada por mim.

sábado, 1 de julho de 2017

                                  

Projeto Politico Pedagógico - PPP.



                                                      
  Toda escola tem objetivos que deseja alcançar metas a cumprir e sonhos a realizar.
  Para que isso se concretize de uma maneira clara e organizada, a escola deve elaborar o PPP, esse documento deve conter todos os objetivos da instituição escolar e a sua proposta pedagógica educacional e sua filosofia.
É esse documento que regi a escola, sem ela a escola não existe, nele deve conter o número de funcionários, corpo docente, número de alunos, a parte física da escola e os recursos que ela possui.
  E a partir desse documento que a comunidade escolar deve desenvolver seu trabalho coletivo, logo é muito importante, que a comunidade escolar (pais, professores e alunos) conheçam esse documento, pois só assim a escola assumira uma gestão verdadeiramente democrática, voltada para a coletividade.
É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.
Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos.

Referências:
PORTELA, Adéli Luiza e ATTA, Dilza Maria Andrade. A dimensão pedagógica da gestão da educação. In: RODRIGUES, Maristela Marques, GIÁCIO, Mônica (orgs.). PRASEM III. Guia de consulta. Brasília. FUNDESCOLA. MEC. 2001, p. 119-158.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão democrática da escola cidadã. In. Ceará. SEDUC. Novos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: edições. SEDUC, 2005, p. 27-46.


  

   LDBEN X REFORMA DO ENSINO MÉDIO

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A lei A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, mais conhecida por de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, ou simplesmente LDB, é vista aqui como o principal documento do ordenamento jurídico-educacional do País nos anos 90.
 Foi uma lei muito bem elaborada, discutida, formada por representantes da educação, com o objetivo de melhorar a educação no Brasil, traçando um norte para os educadores, amparando e respaldando o direito a uma educação de qualidade para todos.
Mas estamos vivendo uma grande crise política em nosso país, onde somos governados por um presidente ilegítimo, fruto de um golpe político muito bem arquitetado. Governo esse que criou várias reformas, e uma delas atingiu a educação, causando um retrocesso educacional, cortando disciplinas importantes para a formação do senso-critico, transformando as escolas em fábricas, causando a desigualdade social, pois nem todos terão acesso a uma educação de qualidade, com que a educação brasileira ande para trás, depois de tento trabalho para conquistarmos uma educação de qualidade.