domingo, 2 de julho de 2017

Analisando as postagens dos Eixos I,II,III E IV.

Analisando minhas postagens do blog,vi o quanto ainda preciso de aprofundamento e embasamento teórico,e até mesmo de por no texto esse embasamento.
que preciso aprender a dialogar com os autores que leio,vi que tenho muita dificuldade ainda em dissertar,colocar de maneira escrita aquilo que penso e minhas opiniões,pois sou muito objetiva,e isso faz com que muitas vezes eu não consigo me expressar da maneira desejada por mim.

sábado, 1 de julho de 2017

                                  

Projeto Politico Pedagógico - PPP.



                                                      
  Toda escola tem objetivos que deseja alcançar metas a cumprir e sonhos a realizar.
  Para que isso se concretize de uma maneira clara e organizada, a escola deve elaborar o PPP, esse documento deve conter todos os objetivos da instituição escolar e a sua proposta pedagógica educacional e sua filosofia.
É esse documento que regi a escola, sem ela a escola não existe, nele deve conter o número de funcionários, corpo docente, número de alunos, a parte física da escola e os recursos que ela possui.
  E a partir desse documento que a comunidade escolar deve desenvolver seu trabalho coletivo, logo é muito importante, que a comunidade escolar (pais, professores e alunos) conheçam esse documento, pois só assim a escola assumira uma gestão verdadeiramente democrática, voltada para a coletividade.
É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.
Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos.

Referências:
PORTELA, Adéli Luiza e ATTA, Dilza Maria Andrade. A dimensão pedagógica da gestão da educação. In: RODRIGUES, Maristela Marques, GIÁCIO, Mônica (orgs.). PRASEM III. Guia de consulta. Brasília. FUNDESCOLA. MEC. 2001, p. 119-158.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão democrática da escola cidadã. In. Ceará. SEDUC. Novos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: edições. SEDUC, 2005, p. 27-46.


  

   LDBEN X REFORMA DO ENSINO MÉDIO

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A lei A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, mais conhecida por de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, ou simplesmente LDB, é vista aqui como o principal documento do ordenamento jurídico-educacional do País nos anos 90.
 Foi uma lei muito bem elaborada, discutida, formada por representantes da educação, com o objetivo de melhorar a educação no Brasil, traçando um norte para os educadores, amparando e respaldando o direito a uma educação de qualidade para todos.
Mas estamos vivendo uma grande crise política em nosso país, onde somos governados por um presidente ilegítimo, fruto de um golpe político muito bem arquitetado. Governo esse que criou várias reformas, e uma delas atingiu a educação, causando um retrocesso educacional, cortando disciplinas importantes para a formação do senso-critico, transformando as escolas em fábricas, causando a desigualdade social, pois nem todos terão acesso a uma educação de qualidade, com que a educação brasileira ande para trás, depois de tento trabalho para conquistarmos uma educação de qualidade.


quinta-feira, 29 de junho de 2017

                            Gestão Escolar Democrática.


  Para uma gestão democrática, uma escola precisa estar constituída de: Conselho escolar, CPM (círculo de pais e mestras) e grêmio estudantil (nas escolas municipais de meu município, não há grêmio estudantil, só nas estaduais).

  Mas para que a gestão seja realmente democrática, é preciso que esses grupos sejam atuantes e não apenas decorativos, como muitas vezes acontece.
  É necessário que sejam atuantes, participativo e que as decisões relacionadas e comunidade escolar sejam tomadas em conjunto.


                                     Professor Reflexivo.


   Estamos discutindo no Eixo V, sobre o que é ser um professor reflexivo, a educadora portuguesa Isabel Alarcão, defende uma formação voltada as práticas colaborativas e ao diálogo.

   Fala-se muito hoje em dia sobre o professor ser reflexivo, mas nem sempre, as condições, para que isso ocorra são adequadas.
  O professor tem que se preparar, buscando formação adequada, refletindo sobre sua prática pedagógica, para atender às necessidades de uma sociedade que está muito mudada, então o sistema de ensino não pode ser mais o mesmo tradicional, precisa se tornar dinâmico, questionador, pois é isso que os alunos atuais querem e precisam.
  O professor precisa repensar sua maneira de ensinar, deixar de ser um transmissor de conhecimento, tornando-se um mediador de aprendizagem, pois o aluno precisa aprender a buscar suas respostas, questionando, pesquisando, trocando idéias, dialogando com seus colegas, e o professor, precisa aceitar que ele não detém todo o conhecimento, ele também é um aprendiz, pois todos os dias é possível aprender algo novo.


quarta-feira, 31 de maio de 2017

                               

A pedagogia de projetos.

Trabalhar com projetos em sala de aula.nos possibilita atingir o aluno de uma outra maneira,pois esse método tem como objetivo organizar a construção do conhecimento em torno de metas previamente estabelecidas coletivamente,entre alunos e professores.
Trabalhar em cima de projetos é uma maneira de tornarmos as aulas mais prazerosas para nosso aluno,pois ele fez parte da construção desse projeto,sendo que ele também ajudou a construí-lo.
O professor valoriza o conhecimento que o aluno possui,e também sobre o que ele quer aprender,deixa de ser aquele que apenas transmite o conhecimento,e passa a ser mediador na construção do conhecimento.
Segundo Paulo Freire,"O trabalho do professor é o trabalho do professor com alunos,e não do professor consigo mesmo."
O professor deve estimular,orientar,observar e criar oportunidades de aprendizagens que tenham significado para seus alunos,deve fazer com que seus alunos pensem e busquem a solução para a situação problema.
O projeto deve ser estimulante aos alunos,com atividades bem criativas,ou os mesmos podem perder o interesse.
Para se fazer um bom projeto é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes,para sua organização.
                              

MATURIDADE ADULTA.



Nós temos a ilusão que uma pessoa se torna adulta e madura,ao completar 18 anos,quando ela se torna responsável legal pelos seus atos.Mas completar a maior idade não é sinônimo de se estar adulto e maduro.A maturidade é bem mais que isso.
Na verdade essa fase é uma fase de transição para a idade adulta,a maioria das pessoas não estão psicologicamente maduras com 18 anos ou um pouco mais que isso.
Nessa fase,o ser humano começa a ter novas responsabilidades,deve escolher uma profissão,começa a lidar com suas emoções de uma maneira mais equilibrada e coerente,começa e expor suas idéias e opiniões.
Começa a se ajustar a sociedade em que vive,e vai criando suas bases de uma forma mais segura e significativa. 
 A maturidade em si tem muito mais haver com o desenvolvimento psicológico,do que com o cronológico,pois existem pessoas jovens extremamente maduras ,e pessoas de bem mais idade totalmente imaturas,por isso concluo que a maturidade é um processo que dura a vida inteira,pois um ser humano nunca está maduro,pois sempre vai estar aprendendo algo com suas vivencias,e assim mudando suas ideias e sua maneira de enfrentar as diversidades da vida.