quinta-feira, 29 de junho de 2017
Professor Reflexivo.
Estamos discutindo no Eixo V, sobre o que é ser um professor reflexivo, a educadora portuguesa Isabel Alarcão, defende uma formação voltada as práticas colaborativas e ao diálogo.
Fala-se muito hoje em dia sobre o professor ser reflexivo, mas nem sempre, as condições, para que isso ocorra são adequadas.
O professor tem que se preparar, buscando formação adequada, refletindo sobre sua prática pedagógica, para atender às necessidades de uma sociedade que está muito mudada, então o sistema de ensino não pode ser mais o mesmo tradicional, precisa se tornar dinâmico, questionador, pois é isso que os alunos atuais querem e precisam.
O professor precisa repensar sua maneira de ensinar, deixar de ser um transmissor de conhecimento, tornando-se um mediador de aprendizagem, pois o aluno precisa aprender a buscar suas respostas, questionando, pesquisando, trocando idéias, dialogando com seus colegas, e o professor, precisa aceitar que ele não detém todo o conhecimento, ele também é um aprendiz, pois todos os dias é possível aprender algo novo.
quarta-feira, 31 de maio de 2017
A pedagogia de projetos.
Trabalhar com projetos em sala de aula.nos possibilita atingir o aluno de uma outra maneira,pois esse método tem como objetivo organizar a construção do conhecimento em torno de metas previamente estabelecidas coletivamente,entre alunos e professores.
Trabalhar em cima de projetos é uma maneira de tornarmos as aulas mais prazerosas para nosso aluno,pois ele fez parte da construção desse projeto,sendo que ele também ajudou a construí-lo.
O professor valoriza o conhecimento que o aluno possui,e também sobre o que ele quer aprender,deixa de ser aquele que apenas transmite o conhecimento,e passa a ser mediador na construção do conhecimento.
Segundo Paulo Freire,"O trabalho do professor é o trabalho do professor com alunos,e não do professor consigo mesmo."
O professor deve estimular,orientar,observar e criar oportunidades de aprendizagens que tenham significado para seus alunos,deve fazer com que seus alunos pensem e busquem a solução para a situação problema.
O projeto deve ser estimulante aos alunos,com atividades bem criativas,ou os mesmos podem perder o interesse.
Para se fazer um bom projeto é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes,para sua organização.
MATURIDADE ADULTA.
Nós temos a ilusão que uma pessoa se torna adulta e madura,ao completar 18 anos,quando ela se torna responsável legal pelos seus atos.Mas completar a maior idade não é sinônimo de se estar adulto e maduro.A maturidade é bem mais que isso.
Na verdade essa fase é uma fase de transição para a idade adulta,a maioria das pessoas não estão psicologicamente maduras com 18 anos ou um pouco mais que isso.
Nessa fase,o ser humano começa a ter novas responsabilidades,deve escolher uma profissão,começa a lidar com suas emoções de uma maneira mais equilibrada e coerente,começa e expor suas idéias e opiniões.
Começa a se ajustar a sociedade em que vive,e vai criando suas bases de uma forma mais segura e significativa.
A maturidade em si tem muito mais haver com o desenvolvimento psicológico,do que com o cronológico,pois existem pessoas jovens extremamente maduras ,e pessoas de bem mais idade totalmente imaturas,por isso concluo que a maturidade é um processo que dura a vida inteira,pois um ser humano nunca está maduro,pois sempre vai estar aprendendo algo com suas vivencias,e assim mudando suas ideias e sua maneira de enfrentar as diversidades da vida.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Meio Ambiente e sustentabilidade.
A questão da preservação do meio ambiente,é um assunto muito importante,e nós como educadoras,devemos trabalhar sempre esse tema em sala de aula,desenvolvendo projetos,onde a escola e a comunidade possam andar juntas.
Devemos começar abordando,problemas ambientais que existem dentro da própria escola,como por exemplo o descarte de lixo que é produzido,o desperdício de água,o mal uso dos materiais,depois fazer com que os alunos façam uma pesquisa em suas casas,que vejam com seus pais cuidam do meio ambiente,a limpeza do pátio,como limpam as calçadas,o que se pode fazer para economizar e reaproveitar a água para fazer esse tipo de limpeza.
Isso é um trabalho longo e constante,que pode e deve ser abordado em todos os anos escolares,adaptando ele a faixa etária de cada turma.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Experiencias em sala de aula.
Na interdisciplina de ciências,nesse semestre,fomos instigadas a trabalhar com experiencias cientificas em sala de aula.
Confesso que no inicio não gostei muito da ideia,pois minha turma é numerosa e agitada.
Mas resolvi fazer a experiencia da bola de papel no fundo do copo que não molha.
No inicio da experiencia,as crianças ficaram muito agitadas,queriam logo ver a "mágica" acontecer,foi gratificante ver a empolgação e a curiosidade das crianças sobre como aquilo acontecia,como o papel ficava seco?
E todos quiseram fazer a experiencia,uns foram ajudando ao outro,e a todo momento surgiam novas perguntas.
A partir dali, eu estava introduzindo mais experiencias em meu planejamento,pois vale muito a pena,as crianças interagem muito,a aula se torna dinâmica e prazerosa.
Importância dos projetos na escola.
o professor não deve ser aquele,que simplesmente transfere os conhecimentos ao aluno, papel do professor é bem maior que isso,ele deve procurar meios e formas de despertar no aluno a curiosidade sobre o saber,para que ele próprio venha construir seu conhecimento.
Devemos instigar,provocar nossos alunos para que eles busquem suas respostas.
Para alcançarmos esse objetivo devemos utilizar das tecnologias e recursos que hoje temos disponíveis,para despertar o interesse de nosso aluno pelo conhecimento.
Os projetos de aprendizagem,são grandes aliados,para despertarmos esse interesse em nossos alunos,pois podemos elaborar projetos a partir de assuntos propósitos por eles,ou trazermos assuntos que sejam atuais e discutir junto com a turma sobre o que podemos desenvolver.
Assim os alunos vão construindo suas hipóteses,e construindo o conhecimento em conjunto com seus colegas,até que cheguem as suas conclusões.
E o professor deve auxiliar seus alunos nessa jornada,ele não deve dar as respostas prontas,pois dessa forma não se aprende,pois é preciso saber como se chega até essa resposta,e não apenas sabela.
Dessa maneira sera muito mais significativa para nossos alunos.
Devemos instigar,provocar nossos alunos para que eles busquem suas respostas.
Para alcançarmos esse objetivo devemos utilizar das tecnologias e recursos que hoje temos disponíveis,para despertar o interesse de nosso aluno pelo conhecimento.
Os projetos de aprendizagem,são grandes aliados,para despertarmos esse interesse em nossos alunos,pois podemos elaborar projetos a partir de assuntos propósitos por eles,ou trazermos assuntos que sejam atuais e discutir junto com a turma sobre o que podemos desenvolver.
Assim os alunos vão construindo suas hipóteses,e construindo o conhecimento em conjunto com seus colegas,até que cheguem as suas conclusões.
E o professor deve auxiliar seus alunos nessa jornada,ele não deve dar as respostas prontas,pois dessa forma não se aprende,pois é preciso saber como se chega até essa resposta,e não apenas sabela.
Dessa maneira sera muito mais significativa para nossos alunos.
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